Histórico

Em Outubro de 1985 o Neri Favin e o Luiz Fernando Lindner, na época empregados da COPREL, foram convidados pela Capela da Linha Floresta, Charrua a participar da festa da comunidade no domingo dia 25/10/1985, com uma partida de futebol de campo.

O Neri e o Luiz Fernando convidaram os colegas da empresa que jogavam futebol e mais alguns amigos para formar um time e participar deste jogo. Alguns nomes lembrados que participaram deste jogo: Valdelírio Ramos da Silva, mais conhecido como Lico, Laurindo Algeri, Leoclides Cerezolli (quide), Pita Cerezolli, Itacir Vieira (Nézinho), Vitaliano Tonkiel, o Neri e Eu. Alguns outros que não lembramos mais.

A festa e o jogo motivaram a formar um time em definitivo a fim de jogar pelos domingos de manhã nas capelas de Tapejara, Vila Lângaro, Santa Cecília, Água Santa e Charrua, sempre representando a Coprel.

Em meados de 1988, o Neri já estava trabalhando na empresa Cereais Fontana e o time da Coprel estava se desfazendo por falta de atletas. Então o Neri juntamente com o colega de trabalho Gentilino Michelon, com autorização e patrocínio do Vitor Fontana, convida o Luiz Fernando para formar o time da Cereais Fontana com o objetivo de representar a empresa nas comunidades citadas anteriormente. Foram convidados atletas que eram empregados da empresa, alguns que participaram do time da Coprel e outros amigos. O Primeiro jogo foi no campo no Rio Santo Antônio em Santa Cecília contra o Internacional. O Técnico foi o Vitor Fontana e os atletas foram: Goleiro: Gregoletti, Ajadil Fontana, Ademar Girotto, Celso Tomazoni, Ivaldo Spader, Vilson Tortini, Luiz Fernando Lindner, Gentilino Michelon, Itacir Vieira, Neri Favin, Vagner Fontana e Vitaliano tonkiel.

No início de 1991, pela vontade dos atletas e oportunidades que apareciam de jogarmos em outros municípios e até outros estados, transformamos o time em um clube independente, desvinculado de empresas. Por sugestão do nosso habilidoso jogador, o Altair Peruzzo, mudamos o nome para Matinal Futebol Clube com o Anjinho como Logotipo sugerido pelo Milton Sandini, o Buki.

Em 2010 o Matinal Futebol Clube completou 25 anos de alegria, amizade, companheirismo esporte e lazer. Formamos laços de amizade com pessoas de muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Citamos algumas delas: Bento Gonçalves, Veranópolis, Marau, Nova Prata, Sananduva, São José do Ouro, São João da Ortiga, Erechim, Gaurama, Concórdia, Luzerna, Foz de Iguaçú e muitas outras. Jamais tivemos qualquer desavença, atrito ou discórdia com adversários e companheiros. Alegria e Amizade é o nosso lema.

Devemos salientar a parceria desse tempo todo com o Atlético que nos aluga o campo e a sede para recebermos nossos convidados a cada 15 dias. Um agradecimento muito especial a todos os dirigentes do clube Atlético Tapejarense Veteranos pela parceira e amizade.

Por fim, salientamos que o matinal continua firme e forte mas bastante renovado pois daquele time inicial resta somente o Neri e o Luiz Fernando Lindner. Estamos em fase de construção de uma sede social em frente ao distrito industrial Fortunato e contamos atualmente com 22 atletas com idades que variam de 23 até 52 anos.

Agradecemos a todos que fizeram ou fazem fazem parte desta turma de amigos e convidamos a quem gosta de futebol a assistir os grandes jogos do Matinal futebol Clube aos domingos pela manhã.